Acupuntura Tradicional Chinesa

1/3

Acupuntura é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Caracterizada por um sistema teórico único, além de técnicas, medidas ricas e efetivas enriquecidas pela experiência prática de milhares de anos, a acupuntura detém uma grande vitalidade, por diversas razões: a mais crucial é o ponto de vista dialético do pensamento filosófico chinês antigo que proporciona a base teórica (Qi Essencial, Yin e Yang e Cinco Elementos) para o fundamento e o desenvolvimento da técnica. A acupuntura também utiliza técnicas de eletroacupuntura e moxabustão. 

Eletroacupuntura é uma forma modificada de terapia por acupuntura que combina estímulo com agulhas e estímulo elétrico. Procedimento: de um a três pares de pontos de acupuntura são selecionados. Após a ocorrência do Qi com a inserção, as agulhas são conectadas a um estimulador elétrico por 5-20 min. A potência do estímulo é regulada conforme o nível de tolerância e de conforto da pessoa. 

Moxabustão é um tipo de medida preventiva e terapêutica que envolve a aplicação de calor em determinados pontos do corpo. O material consiste, principalmente, de moxa na forma de cones ou cigarro. O estímulo dos pontos pelo calor com o cone de moxa aquece o Canal de Energia ou Meridiano em questão, expele o Frio e a Umidade, induz o fluxo livre do Qi e do sangue, fortalece o Yang, trata e previne patologias. Várias técnicas de moxabustão são usadas: moxabustão (direta, indireta, sem escara) com cone de moxa, moxabustão com cigarro de moxa, moxabustão com aquecimento de agulhas. 

 

Acupuntura trata doenças como a Medicina Ocidental?

 

 A acupuntura difere nitidamente da Medicina Ocidental. A primeira é uma síntese da observação cuidadosa e da experiência clínica acumulada por milhares de anos, abordada à luz da Filosofia chinesa tradicional. A última é desenvolvida com base na Biologia, Química e Física moderna e por meio de experiências científicas. A acupuntura estabeleceu-se nos conceitos básicos da interconexão entre o homem e a natureza, a interação do corpo humano com a mente, a emoção e a manutenção do equilíbrio dinâmico das atividades da vida sob as influências do meio ambiente interno e externo. As técnicas da acupuntura foram desenvolvidas para o controle e a prevenção das patologias, a manutenção e a proteção da saúde, e estão caracterizadas por um sistema único de diagnóstico e tratamento individualizado de acordo com as condições climáticas e sazonais e a constituição do indivíduo. A prevenção como princípio da acupuntura inclui a prevenção da patologia antes do seu surgimento e a prevenção das suas complicações após sua ocorrência. Para evitar as complicações, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são necessários. Para a prevenção da patologia, o fortalecimento do Qi normal ou verdadeiro é de grande importância e uma grande variedade de métodos preventivos tem sido desenvolvidos. Estes métodos, incluindo o estilo de vida e a alimentação, são muito significativos.

Indicações da acupuntura

- Equilibrar o fluxo de Energia Qi e Sangue (Xue)

- Tratar as síndromes conforme os padrões de Excesso, Estagnação ou Deficiência, por exemplo, Estagnação do Qi ou Hiperatividade do Yang do Fígado (Gan) ou Deficiência do Yin do Rim (Shen)

- Eliminar os fatores patogênicos de Frio, Calor, Umidade, Secura ou Vento. 

- Ajudar manter a saúde, prevenir doenças, proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida.  

Acupuntura possui contra-indicação? 

As técnicas são seguras e praticamente não possuem contra-indicação, mas requer atenção nos casos de pacientes debilitados, diabéticos, viciados em drogas e álcool, hemofílicos, com hipertensão descontrolada ou com doenças cardíacas graves. Na gravidez é contraindicado puncionar pontos na porção inferior do abdômen e região lombossacral durante os três primeiros meses. Após esse período, os pontos da porção superior do abdome e pontos como Hegu (IG4), Sanynjiao (BP6), Kunlun (B60) e Zhiyin (B67) são evitados, porém estes mesmos pontos podem ser usados para induzir o trabalho de parto. Muito cuidado deve ser tomado quando a acupuntura é aplicada em pessoas com distúrbios de coagulação. Na hemofilia, a inserção é contraindicada. A punção em tumor maligno é proibida, mas a técnica pode ser aplicada como medida complementar na combinação com outros tratamentos contra a ansiedade e para ajudar aliviar a dor e os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.

Quantas sessões são necessárias? 

No consultório Brenda Guimarães é necessária que seja feita uma avaliação baseada no método de diagnóstico da medicina tradicional chinesa que inclui: inspeção (observação), ausculta, olfato, interrogatório e palpação. A partir desta avaliação é feita a proposta do tratamento com indicação da(s) técnica(s) terapêutica(s), do número das sessões, do intervalo entre as sessões e apresentado o orçamento. O tratamento é sempre indivuidualizado para melhor atender as necessidades do(a) cliente. 

As agulhas são descartáveis? As agulhas são cobradas?

No consultório utiliza-se agulhas esterilizadas, descartáveis e feitas de aço inoxidável, por razões de segurança e motivos legais. As agulhas possuem comprimento que varia de 13mm a 125mm e calibre que varia de 0,45mm a 0,26mm de diâmetro. A punção é realizada com o mandril descartável que acompanha as agulhas. As agulhas não são vendidas e nem cobradas à parte. O valor do tratamento inclui: consulta, avaliação, agulhas descartáveis e realização das sessões.  

 

A pessoa sente dor com as agulhas de acupuntura?

Depende do limiar de sensibilidade de cada pessoa em relação à dor. Algumas pessoas são altamente susceptíveis a qualquer dor e outras são mais resistentes. No organismo sadio, a sensação da inserção da agulha de acupuntura é indolor, mas quando o organismo está energeticamente desequilibrado, ou doente, os pontos de acupuntura poderão estar doloridos. Todavia a sensação da picada da agulha de acupuntura é bem inferior quando comparada à da injeção. A agulha de acupuntura é 25 vezes mais fina que a agulha da seringa e, na maioria das vezes, é o líquido injetado que causa dor.

Acupuntura Sem Agulhas

Para pessoas que sentem medo das agulhas de acupuntura, existem outras técnicas tradicionais terapêuticas que utilizam os mesmos pontos de  acupuntura, mas não são invasivas. São técnicas como auriculoterapia, ventosaterapia, eletro-estímulo, Pastilhas de Stiper e magnetoterapia (imã). Estas técnicas são confortáveis, indolores, seguras e com tempo de benefício terapêutico duradouro. Leia mais


 

ACUPUNTURISTA:
Brenda Guimarães - CRT 49356
ENDEREÇO:Es 
Espaço Vilela Ribeiro
Rua Duque de Caxias, 504, Sala 210, Centro, Uberlândia (MG)
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:
Segunda à quinta: 8h às 12h e 13h às 20h. Sábado: 8h às 12h